Meu namorado está pronto pro compromisso?





Meu namorado está pronto pro compromisso
Meu namorado está pronto pro compromisso?

Nem todo lance nasce pra virar namoro. Nem todo namoro se transforma em casamento. Pode ser duro de admitir, mas há histórias que nascem para serem curtas e sem compromisso. E, tudo bem! Somos independentes, bem resolvidas e queremos mais é viver. Todavia, é muito chato quando estamos caidinhas por alguém e não sabemos se isso vai evoluir, não é mesmo?

Pior: às vezes, queremos tanto que dê certo que acabamos enfiando os pés pelas mãos, com perguntas inapropriadas ou pressionando alguém despreparado para um relacionamento sério. Pra você não cair na tentação de querer dar o passo seguinte sem a certeza de que o love está na mesma velocidade que a sua, a psicóloga Marisa de Abreu nos ajuda a descobrir em que pé seu relacionamento está e se seu par está pronto pra subir mais um degrau.

Como sabe se meu namorado quer casar
Como saber se meu namorado quer casar?


Mas, antes de começar a ler, a gente já avisa: não há receita de bolo e nem hora certa para o relacionamento mudar de fase. “Um rolinho pode virar compromisso depois de cinco minutos, cinco anos ou cinco décadas. O ritmo é algo particular. Cabe a cada um decidir o quanto considera interessante acompanhar o ritmo do outro ou mudar de rumo”, ressalta a psicóloga.


Ele(a) quer um compromisso?

Você só vai saber a resposta se for direta. Esqueça tudo o que você aprendeu sobre linguagem dos sinais, ler nas entrelinhas etc. “Converse sobre isso. Acredito que toda vez que tentamos adivinhar intenções podemos confundir mensagens e acreditar em algo que não está acontecendo”, afirma Marisa.

Ele realmente está a fim de mim?
Ele realmente está a fim de mim?

Antes de tudo, esteja preparada

A psicóloga comenta que antes da conversa você deve ter em mente que, às vezes, a pessoa pode não saber se quer ou não ter um compromisso. Portanto, tenha em mente que a resposta pode ser até uma incerteza, mas que pode virar uma negativa. “Ao realizar perguntas antes da hora podemos incentivar um questionamento que pode não ser ainda o momento ideal para ocorrer”.
Em que pé estamos?
Amiga, você pode até entrar na onda de pedir conselho àsbesties, pode anotar no diário uma frase fofa que ele disse, pode achar que um sorriso significa amor eterno. Nada disso é certo de que seu boy quer namorar. Lembra da personagem Gigi (Ginnifer Goodwin), em "Ele Não Está Tão a Fim de Você", que passa metade do filme tentando adivinhar o que seu date está pensando? Pois é, quebrar a cabeça tentando ler os sinais não funciona.
E sabe por quê? Cada pessoa se expressa à sua própria maneira, segundo Marisa. “O que pode ser interessante é que você direcione o relacionamento para o lado que deseja. Ou seja, se quer relacionamento, construa um. Se o outro não se interessar, ok, é direito dele, sinal que está na hora de mudar de rumo”, indica.

Como saber se ele gosta de mim?
Como saber se ele gosta de mim?

Use sua sensibilidade

Troque aquela atitude de fazer joguinho por usar de verdade sua sensibilidade pra entender o outro. A empatia é o segredo para saber onde você está pisando e como iniciar a conversa sobre vocês sem pesar ou assustar. “Cada pessoa se assusta, ou não, com o que foi significativo em sua história de vida. Como não é possível saber a história completa de vida do outro e nem o que foi significativo para ele (talvez nem ele mesmo saiba), o mais harmonioso seria fazer perguntas que sua sensibilidade diz que podem ser feitas”, aconselha.
Se a reação não for positiva...
Caso ele(a) mude de assunto ou diga que não quer falar sobre isso agora, breque o rumo da conversa. Isso provavelmente significa que seu parzinho não está preparado. “Essa mudança de rumo da conversa também vale para o relacionamento no geral”, comenta Marisa. Ou seja, você tem duas opções depois do papo, ou continuar na velocidade dele (se essa for sua vontade e fizer bem para você) ou ficar sozinha.

Quando insisitr no relacionamento
Quando insistir no relacionamento

Quando insistir?

Para Marisa, quando sua sensibilidade mostrar que deve. “A arte da vida está em errar, aprender com erros, fazer melhor nas próximas vezes e não procurar receitas prontas que nunca se encaixam com ninguém”, afirma.
Se quer convencê-lo de que "vale a pena investir", o ideal é ser você mesma, sem pressão, preferindo sempre a espontaneidade e capacidade de se relacionar com a outra pessoa sem “joguinhos. “Quem procura receitas para passar ou colher informações do outro corre o risco de apresentar um comportamento frio e nada verdadeiro, passando a destruir o relacionamento que tanto deseja”, comenta.

Quando sair de um relacionamento?
Quando sair de um relacionamento?

Quando pular fora?

“Você e sua sensibilidade sabem qual é o momento que não vale mais apostar”, afirma Marisa. O que não vale é você ignorar o que sente em nome de algo que não existe. Lembre-se que não há perguntas, táticas de sedução ou charminhos suficientes para fazer com que mude de ideia. A única coisa que você pode fazer é pensar em quais serão os seus passos dali em diante.
Ainda assim, fica o conselho de especialista: “Só desista se considerar que isto seria o melhor para você. Mas se acha que pode desfrutar do mesmo tipo de relacionamento que o outro deseja, quem pode dizer que seria proibido?”.












Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: