Psicólogo em domicilio |
Atendimento psicológico em casa, na residência do paciente, e não na clinica de psicoterapia, é destinada às pessoas que de outra forma teriam dificuldade em ter acesso a terapia. Em alguns casos, os terapeutas disponibilizam esta opção para realização de sessões em casa quando esta parece ser a forma mais benéfica do tratamento.
Terapia Home Care
Terapeutas domiciliares reconhecem que pode ser um desafio realizar uma consulta terapêutica quando obstáculos como doença, invalidez, crise pessoal, transporte especial, etc, tornam o psicólogo inacessível. A terapia domiciliar pode ser uma solução para estes obstáculos.
Além disso, quando o tratamento é realizado em casa, a relação entre terapeuta e cliente pode ser desenvolver mais rapidamente, pois os clientes costumam ficar mais relaxados em casa do que em um ambiente desconhecido.
Psicoterapia residencial para famílias
Às vezes, terapeutas realizam a psicoterapia domiciliar quando habilidades específicas precisam ser ser demonstradas e praticadas em casa. Isso permite que o psicólogo observe a relação entre os membros da familia em ação, fornecendo informações sobre a dinâmica familiar. Por exemplo, a terapia em domicilio pode ser particularmente benéfico na terapia para crianças que mostram padrões de comportamento disfuncional.
Apoio a pais e filhos adotivos
Centrando-se a preservação da família e atendendo as dinâmicas enfrentadas pela remoção de uma criança de um orfanato por exemplo .
Preocupações éticas relacionadas com o tratamento psicoterapêutico domiciliar
A terapia que acontece em casa pode levantar preocupações éticas sobre limites terapêuticos, confidencialidade e confusão de papéis. Os mesmos fatores que podem ser benéficos para o tratamento, tais como a observação de uma família em ação, pode também criar desafios ao tratamento. Por exemplo, um paciente pode ter dificuldade em manter o foco de uma sessão de terapia, devido à presença de um cão indisciplinado, uma criança exigente, ou outras distrações. Da mesma forma, a presença de outros membros da família, amigos ou vizinhos pode tornar impossível para manter a confidencialidade ou para o cliente a falar abertamente.
Além disso, as preocupações para além do âmbito da terapia pode surgir se o terapeuta involuntariamente testemunhas atividades prejudiciais.
Os terapeutas oferecem terapia domiciliar deve fazer um grande esforço para manter as fronteiras profissionais durante as visitas domiciliares, e aqueles que procuram a terapia em domicilio terá que ser consciente de suas limitações.
Psicólogo domiciliar em São Paulo
Se você acha que a terapia domiciliar é indicada para você, combine com o seu terapeuta como proceder. Estabelecer quando e quantas vezes as sessões de terapia devem ocorrer vai depender do que você e seu terapeuta decidirem.Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são bem vindos: