Entrevista cedida pela psicóloga Denise Gomes para revista Glamour sobre Depressão pós parto
- Por que acontece a depressão pós-parto?
Psicóloga: Muitas mudanças ocorrem na vida de uma mulher que acabou de dar a luz. Fatores físicos, emocionais e sociais podem influenciar no surgimento da doença.- Quais são os sintomas da depressão pós parto?
Psicóloga: Sentimento de tristeza constante, falta de interesse ou prazer nas atividades cotidianas, culpa, distúrbios do sono, cansaço e falta de energia, irritabilidade, isolamento social, baixa auto-estima, desinteresse sexual, choro sem motivo aparente, agressividade, passividade, intolerância ao marido e familiares.- Quais as chances de desenvolver depressão pós parto?
Psicóloga: Essa é uma doença que pode acontecer com qualquer mulher que acabou de ter seu bebê. Ela não escolhe idade, classe social ou estilo de vida.- Se eu não amar meu filho logo quando ele nascer, isso significa que estou passando por depressão pós-parto?
Psicóloga: Todas as relações de intimidade são um processo gradual, que podem levar dias, semanas ou meses para acontecer. Cada pessoa tem o seu tempo para essa construção. Esse vínculo irá se formando a partir dos cuidados cotidianos e da convivência.- Se eu sofro com depressão, significa que tenho mais chances de ter depressão pós-parto?
Psicóloga: As probabilidades aumentam significativamente se já existe um histórico próprio ou familiar.- Como lidar? Posso ficar perto do bebê sem ter alguém me acompanhando?
Psicóloga: Uma mulher deprimida tende a cuidar menos de si própria e pode acabar por cuidar menos do bebê também, tem menos vontade de amamentar ou brincar e interagir com ele. Sendo assim, seria importante ter uma ajuda nessa fase conturbada.- Qual o tipo de terapia mais indicada?
Psicóloga: O tratamento médico e psicoterápico são fundamentais.- É indicado algum tipo de medicamento para essa fase?
Psicóloga: Os antidepressivos são frequentemente utilizados pelos psiquiatras nessa fase.- Qual é o limite de tempo da depressão pós-parto?
Psicóloga: Logo após o nascimento do bebê pode acontecer o chamado “baby blues”, uma tristeza passageira causada por mudanças hormonais. Se persistir, além de 1 mês após o parto, pode ser sinal de depressão e deve ser tratada o mais breve possível.Denise Rodrigues Gomes - Psicóloga CRP 06/58464
Esta entrevista foi publicada na Revista Glamour nesta página
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são bem vindos: