Acaso, sorte ou esforço?

Nosso destino pode ser controlado, pelo menos em parte, por nossos esforços. Mas sabemos que muito do que ocorre conosco é obra do acaso e que muitas vezes chamamos de sorte, ou má sorte / azar.

acaso sorte ou esforço

O que podemos controlar?

Podemos controlar nossas atitudes em várias áreas, por exemplo nossa carreira, de forma positiva ou negativa, dentro dos limites de nossas ações. Por exemplo, caso percebamos que para conseguir promoções ou até mesmo a estabilidade no emprego precisamos de atualizar cursos ou melhorar o desempenho em alguma área específica, podemos tanto nos empenhar em frequentar estes cursos ou apostar em não fazer os tais cursos com a expectativa de talvez não ser tão necessário assim. Desta forma o empenho em fazer o curso pode ser recompensado quando houver cortes na empresa e você manteve seu emprego, como a pessoa que decidiu por não se atualizar pode ser penalizada com a demissão caso a empresa precise escolher funcionários para cortar.

O que podemos controlar

Houve interferência da sorte ou do acaso? 

Pode ser uma sorte você ter torcido para receber uma dica quanto a melhor forma de melhorar profissionalmente quando alguém apareceu com a informação quanto a necessidade em fazer o tal curso, pode ser um azar que tenha ocorrido uma crise econômica que obrigou a empresa a fazer cortes. Mas o empenho, ou falta dele, foi determinante para o destino de cada um.

Desta forma eu entendo que sorte ou acaso acabam sendo um tanto parecidos

o que e sorte

O que é sorte?

Eu acredito que sorte seria tudo aquilo que acreditamos alterar realizando ações indiretas, por exemplo melhorar o desempenho em reuniões de trabalho cruzando os dedos. Mas será que existe correlação entre cruzar os dedos e ter bom desempenho? Não seria possível que ao cruzar os dedos esta pessoa se sentiu mais segura e acabou se saindo melhor devido a sua segurança e não necessariamente aos dedos cruzados?

O que é acaso

O que é acaso?

Tudo o que ocorre independente de nossas ações ou vontades.

O que é empenho?

Todo esforço, ou falta dele, para que algo seja realizado como por exemplo se preparar, ou não, para a reunião de trabalho.

o que é empenho

No que se empenhar?

Podemos nos empenhar em tudo o que percebemos que nossas ações farão diferença. Podemos nos empenhar em mudar nossas atitudes, melhorar nossos relacionamentos, nossos conhecimentos, nossas habilidades, etc. Podemos fazer muito por nos mesmos.
Temos limitações no que se refere à mudança de comportamento alheio. Uma mãe pode passar muita informação e exemplos para seu filho mas haverá o limite de sua personalidade, capacidade de absorção, etc.
Podemos ter relacionamentos melhores caso nos empenhemos em oferecer o que o outro precisa ou em entender como trocar afeto de forma harmoniosa,








Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos: