Terapia Breve Psicoterapia Breve




Terapia Breve Psicoterapia Breve na Av Paulista em SP
Terapia Breve Psicoterapia Breve na Av Paulista em SP

Também identificada como Terapia focal devido ao modo de trabalho focado em metas específicas.
Terapia Cognitiva Comportamental é considerada como uma das terapias breves, podendo ser aplicada em adultos ou na psicoterapia infantil

Psicoterapia breve infantil
Psicoterapia breve infantil

Desde o primeiro encontro, neste modelo de psicoterapia breve, o paciente é orientado a mudar através de uma técnica desenvolvida como um diálogo de intervenção e diagnóstico. Este protocolo permite transformar, através de uma sequência de especificações técnicas (questões estratégicas,  reestruturação parafraseando, fórmulas evocativas e outras), em um processo de pesquisa-intervenção que leva o paciente e terapeuta à descoberta conjunta de "como" o problema se manifesta e "como" pode ​​ser resolvido. 


Terapia Breve Cognitivo Comportamental
Terapia Breve Cognitivo Comportamental


Normalmente, no fim da primeira sessão será fixado, as indicações terapêuticas aptas a desordem apresentada. Na próxima entrevista, os efeitos serão avaliados pelo diálogo terapêutico tendo em vista os requisitos implementadas.

O foco de uma psicoterapia breve  é a reestruturação e a mudança de percepções rígidas do paciente que conduzem a suas reações patológicas. Para conseguir isso, a intervenção é orientada para quebrar o círculo vicioso entre as tentativas de solução infrutíferas por parte da paciente que alimenta a desordem e sua persistência apoiado precisamente por essas reações contraproducentes. Portanto, você terá que substituir as "tentativas" de solução disfuncionais com outra capaz de quebrar o equilíbrio patológico e se transformar em saudável e funcional.

terapia breve voltada para solução
Terapia breve voltada para solução


Em paralelo com estas estratégias e estratagemas têm sido desenvolvidos ao longo dos anos formas especiais de comunicação terapêutica, capazes de contornar a resistência à mudança típica de cada sistema humano, em particular a comunicação "performativa", linguagem que é "sentir", bem como a compreensão e comunicação "cautelar", ou a linguagem sugestiva para prescrever ações ou pensamentos para que o paciente geralmente se opõem. Isto é o que Paul Watzlawick chama de "hipnoterapia sem trance".
Se a intervenção terapêutica produz os efeitos desejados, procede-se a fase de consolidação destes através de um processo de redefinição das alterações feitas e os recursos e capacidades que o paciente foi mostrando ser capaz de colocar. Tudo com o objetivo de conduzi-lo para a conquista da plena autonomia e independência pessoal. Para este fim, também a cada técnica utilizada é elucidada de modo que o agora ex-paciente pode utiliza-lo em seu futuro.

Fonte: http://www.centroterapiastrategicaroma.it

Tópicos rápidos:

Terapia breve Analise do comportamento

Terapia breve Analise do comportamento

 Psicólogos comportamentais, utilizam a técnica da análise do comportamento em psicoterapia breve.

  

Terapia breve focal / Psicoterapia breve focal

Devido a modo de trabalho focado em metas específicas este método leva este nome de Terapia focal


terapia breve psicanalitica Psicoterapia breve psicanalise Psicoterapia Breve Analitica

Terapia breve psicanalítica 

Psicoterapia breve na psicanálise 

Psicoterapia breve Analítica

Psicoterapia breve de apoio estratégica

Psicoterapia breve de apoio / Estratégica

Para situações onde o psicólogo percebe que não seria o momento de analises profundas pois a necessidade se faz para o apoio, ou trata-se se algo emergente e urgente



Terapia breve para quem tem pressa

Terapia breve para quem tem pressa

A decisão pode este método não deveria ser a pressa mas sim a adequação ao caso.