Terapia de casal

psicoterapia de casal em são paulo
Entrevista cedida à aluna Desirê Zanatta – Faculdade Pitagoras de Jundiaí


- Por qual motivo você buscou se especializar nesta área?

Pela ajuda que poderia oferecer as pessoas que buscam terapia de casal, pois esta oportunidade pode ser um momento de decisão tanto quanto a manutenção do relacionamento como da decisão em relação à ruptura de um relacionamento que já não oferece a mesma interação e enriquecimento que antes.

quando a terapia de casal é indicada

- Quando é indicado a terapia de casal ?

Quando o casal percebe que não consegue resolver sozinho algum tipo de impasse ou dificuldade encontrada. Quando o casal percebe que uma decisão precisa ser tomada de forma a diminuir o risco de fatores não relevantes interferirem.

Crise entre casal

- Quais são os principais fatores que levam um casal a entrar em crise?

Não posso dizer quais são os principais fatores de forma geral mas posso dizer algo em relação aos casos que recebi.
Muitas vezes um evento envolvendo traição leva a parte que foi traída a precisar de ajuda a entender quais são seus sentimentos em relação à esta pessoa e o quanto consegue superar este momento e manter o relacionamento.
Outras vezes o que leva um casal à psicoterapia são as diferenças no desenvolvimento pessoal, por exemplo uma das partes passa a crescer muito em alguma área, profissional, espiritual ou outra, e quando percebe que o companheiro (a) não nutre os mesmos interesses passa a questionar se não seria mais interessante buscar um relacionamento que se enquadre mais em seus objetivos atuais.
Existem muitas outras questões que podem levar um casal à psicoterapia mas entre os casos que eu atendi estes eram os mais comuns.

Aconselhamento para casal em crise
Aconselhamento para casal em crise

- Quais os métodos utilizados na terapia?

Proporcionar oportunidades de comunicação e entendimento entre o casal. Conhecer a si mesmo e ao outro pode ser fundamental para o bem estar destas pessoas seja em forma de casal ou em uma vida individual.

Homens que não querem terapia de casal
Homens que não querem terapia de casal

- Os homens resistem mais em fazer a terapia de casal ?

Nos casos nos quais atendi percebi sim que muitas vezes a iniciativa eram das mulheres. Não sei se isso se deve às características femininas (não sei se características culturais ou genéticas)  em elaborar mais, ou seja, em pensar mais sobre o que está ocorrendo e nisso sentir necessidade de definir sua relação, mas aos poucos vem crescendo a busca da terapia de casal pelos homens, se bem que muitas vezes percebi que levar a mulher para terapia de casal foi uma estratégia para colocar a mulher em terapia de forma a que ela tivesse apoio para o momento no qual ele (já decidido) expusesse sua necessidade em romper o relacionamento.

Terapia une ou separa o casal
Terapia une ou separa o casal?

- Na maioria das vezes a terapia colabora com a continuação ou há bastante término ?

Não tenho um número para isso. Algumas vezes a terapia serve como um meio para obter coragem de expor a vontade em romper o relacionamento, sendo que esta decisão já estava tomada antes da iniciar a terapia não podemos dizer que ela colaborou com o rompimento, mas foi usada como um facilitador para expressar tal desejo.
Outras vezes a terapia serve para que o casal identifique o que pode ser mais enriquecedor para ambos, muitas vezes manter um relacionamento que não está 100% pode ser o mais viável para aquele casal naquele momento pois eles podem perceber que estavam procurando perfeição num mundo onde não existe nada perfeito.
Em outras situações a terapia de casal ajuda o casal a perceber que o relacionamento já não existia mais há algum tempo, sendo assim, novamente a terapia não colaborou com o fim, apenas identificou a não existência de relacionamento.
Mas claro que muitas outras vezes a terapia de casal serve para que o casal perceba o tanto que este relacionamento estava sendo relevado a 2º ou 3º plano de forma injusta por este casal, pois havia muito sentimento e envolvimento que não estavam sendo desfrutados.

como lidar com o fim do relacionamento
Como lidar com o fim do relacionamento

- E quando há o término quais os métodos utilizados para lidar com a situação ?


Em caso de termino é possível trabalhar a aceitação e reconstrução de uma nova vida para a parte do casal que sentir mais dificuldade (ou ambas mas agora com psicólogos diferentes) .





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo