Abuso sexual e físico infantil

psicoterapia infantil em são paulo Av paulista
Perguntas frequentes: 


1) Em média, quantas crianças passam em seu consultório com traumas de abuso?

Em média 2% de meus atendimentos trataram de abuso na infância. Dificilmente recebemos crianças abusadas, pois nem sempre a criança expressa de forma a que os adultos identifiquem o que ocorreu, e muitas vezes os pais usam suas forças para denunciar e punir o agressor mas nem sempre colocam o abusado em tratamento.
Quando adulto a pessoa acaba colocando em terapia o ocorrido em sua infância, e assim podemos tratar as sequelas do abuso.


2) Como a maioria chega em seu consultório, fisicamente e mentalmente?

Não costumamos receber pessoas que tenham sequelas físicas, mas é possível que abuso na infância cause desconfiança diante de pessoas que desejam relacionamentos saudáveis. Algumas vezes inibição e incapacidade em se abrir de forma a se forma a se mostrar vulnerável.

3) Como essas crianças se comportam quando estão sofrendo esse tipo de abuso? E durante a sessão, elas se sentem envergonhadas?
Quando se trata de abuso físico logo a criança percebe a inadequação mas quando se trata de abuso sexual muitas vezes a criança fica muito tempo confusa sem identificar se o que houve foi um gesto de amor ou de agressão. É possível que esta criança passe por sua infância inteira para só depois perceber o quanto de dano foi causado por aquela pessoa.
Durante a sessão costuma ocorrer muita vergonha em contar o ocorrido, muitas vezes a pessoa se sente responsável, se sente como tendo permitido que o abuso ocorresse. É comum que a pessoa só conte o que aconteceu depois de várias sessões, assim que sentiu-se segura e confiante com seu psicoterapeuta / psicólogo. 

4) Quais os tratamentos para os traumas sofridos, e em média, quanto tempo leva para "esquecer" os maus tratos causados?
Nosso tratamento é a psicoterapia. Existem várias abordagens que podem ser utilizadas, normalmente trabalhamos com acolhimento, auto compreensão, compreensão do tipo de pessoa que abusou dela, e reconstrução dos relacionamentos atuais.
O tempo total de terapia é bastante particular, cada caso tem sua necessidade.

5) E o que você, como psicólogo, diz a respeito do assunto citado?
Abusadores físico costumam se defender com argumentos de que as crianças precisam de punição, ou de punho forte, dificilmente percebem que estão usando uma pessoa que não pode se defender para serem cruéis.
Abusadores sexuais, se defendem com argumentos que crianças também são sexuadas, mas na verdade são argumentos vazios para amenizar a consciência de quem pode estar causando dores emocionais para o resto da vida.




Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo