Profecia auto realizadora

psicologo em são paulo centro da cidade
Profecia auto realizável ou profecia auto realizadora se refere ao processo no qual uma pessoa ao acreditar na possibilidade da ocorrência de determinados eventos contribui para que de fato eles ocorram  sem perceber sua participação.

Por exemplo, uma pessoa que acredita que um certo colega de trabalho não gosta dela e quer excluí-la das atividades de lazer pós horário comercial poderá agir de forma a se fechar ou ser agressiva com este colega, e fará isso como forma de defesa de algo que ela imagina que já está ocorrendo, ou seja imagina que já está sendo rejeitada por tal colega. O que esta pessoa não percebe é que seus comportamentos agressivos  poderão fazer com este colega antipatize com ela e por fim realmente acabe não a convidando para atividades extra trabalho às quais ela tanto desejaria participar.

Este processo não é consciente e nem sempre esta pessoa deseja que tais coisas aconteçam, mas ao "profetizar", ou seja ao acreditar que ocorrerão acabará por colaborar para este desfecho sem ao menos perceber o quanto interferiu no resultado.

É possível que a profecia auto realizadora aconteça em situações positivas também, usando um exemplo semelhante podemos encontrar uma pessoa que se considera muito benquista por outra, quando na realidade não é, mas por acreditar nisto se porta de forma tão elegante e agradável que acaba por conquistar esta outra pessoa e por fim acaba sendo convidada para eventos, os quais não estaria na lista de convidados desde o inicio.

Vejam que neste tipo de profecia auto realizadora a protagonista destes eventos não toma conhecimento de todo desenrolar da situação, pois a história chegou ao fim já imaginado por ela e portanto não houve surpresas. Talvez possa acontecer de alguém contar, como nos exemplos acima, que o tal colega gostava desta pessoa mas deixou de gostar devido seus comportamentos antipáticos, no primeiro exemplo, ou que o tal colega não gostava dela mas acabou sendo conquistado devido sua simpatia no segundo exemplo.

Profecias auto realizadoras podem ocorrer em qualquer situação, por exemplo:
- um professor que não acredita no potencial de determinado aluno, por algum preconceito talvez, pode não aplicar tanto seu interesse, tempo e técnicas de forma a dificultar o aprendizado deste aluno.
- uma pessoa que não se acredita capaz de concorrer a determinada vaga de emprego pode apresentar-se a esta vaga de forma inadequada e sem demonstração de interesse que faria o selecionador acreditar que o próprio candidato não quer a vaga.
- uma pessoa não acredita que possua atrativos pode vestir-se de forma tão desleixada a ponto de não permitir que seus reais atrativos sejam vistos.
- etc

Talvez a auto observação possa ajudar na identificação destas profecias quando estiverem causando danos no bem estar emocional, social, profissional, etc.


Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui