Homens que costumam fazer pose

psicologo parapsicotrerapia em são paulo
Alguns homens  costumam fazer pose, contar vantagem, enfim, deixar a autenticidade de lado pra passar uma imagem boa para as mulheres, mesmo que não admitam.

Entrevista cedida pelo psicólogo Victor Dalla Nora Araujo CRP 06/104201 para o jornalista Guilherme Xavier Ribeiro da Redação Area-H


1 - Por que o homem precisa tanto fazer pose, contar vantagem? É uma afirmação social?
Sabendo que características como sucesso profissional, beleza, boa sociabilidade, bom humor e inteligência são bem quistas pelo sexo oposto, alguns homens fazem pose ou contam vantagem de certas situações, mesmo as mais ínfimas, que façam jus a estas características, como mecanismo de conquista.
Mas muitas vezes se trata apenas do desejo se colocar em uma posição fálica, de ser desejado e não efetivamente sê-lo. Neste tipo de situação, o indivíduo se posiciona em um patamar (tanto externo quanto interno) que julga mais instigante do que o que vive.
Nestes casos, observando mais atentamente, são retratadas implicitamente as inseguranças apresentadas por estes indivíduos, suas limitações. Nota-se que “a pose” e “o contar vantagem” servem para que as camufle, tentando passar a impressão de inatingível, de “macho alfa”, desejando ser querido, reter o olhar das pessoas a sua volta. Quem realmente é seguro de si não precisa de tais mecanismos para se sentir visto e desejado.
Normalmente as posturas que estes homens assumem e suas histórias de vantagem são em cima do que julgam socialmente interessante, digno de ser apreciado, ou seja: tornam-se eles próprios a personificação do desejo.  

2- Como isso é visto pelas mulheres? Elas percebem quando o homem (desconhecido) não está sendo ele mesmo na aproximação?
Quando percebem que existe uma auto-apreciação excessiva, nem sempre é interessante para elas. A pessoa, muitas vezes, se torna até chata, falando sobre si o tempo todo. Mas isso tudo depende das expectativas das mulheres.
De modo geral, se gabar por coisa ou outra que esteja em seu limite de controle é uma coisa, mas tentar ser “querido” a partir de um fingimento, de algo que não existe, nem sempre é tão inteligente, pois se a relação evoluir de alguma maneira, a pessoa que fingiu terá que remediar a situação, se colocando na posição de mentiroso, possivelmente gerando desconfiança. Ou em situações mais agudas: o homem continua a dar vazão para a mentira, e a mulher se encontra encantada pelo sujeito que ele próprio construiu, mas não por ele, da forma que é.
Considero que podemos esconder tudo com a linguagem, mas não com o nosso corpo. O que escondemos pela linguagem, o corpo diz: seja pela voz, seja pelo olhar, seja pelo gesto. E naturalmente as mulheres mais perceptivas saberão.
Termino com uma indagação: até que ponto é interessante esconder seus desejos, suas aflições, seus excessos?