Vício

psicologo para tratar em psicoterapia vicio av paulista e centro de são paulo
Vícios

Quando falamos em vício pensamos logo em drogas e álcool, mas o que dizer, por exemplo, da pessoa que simplesmente “não vive” sem o namorado (ou a mãe, amiga, marido, etc), do adolescente que diz, orgulhoso, que passa a noite em seu jogo de computador, a pessoa que levanta da cama à noite e sai para comprar chocolate?
Talvez não pensemos sobre estes comportamentos como vicio.

O que é vicio?
Vicio pode ser visto como uma busca de prazer, ou fuga do desconforto, que acaba em prejuízo. De inicio a   pessoa viciada acredita que seu comportamento traz benefícios, com o tempo ela passa a perceber os danos mas se sente impelida a repetir.
O cigarro pode trazer inicialmente uma sensação de bem estar. Mas a repetição da busca deste bem estar pode trazer doenças e outros danos.
Esperamos que a consciência de que o cigarro, a bebida ou as drogas trazem prejuízo fale mais alto e ajude a pessoa a largar do vício, mas nem sempre isso ocorre. 


O que vicia?
Tudo o que dá satisfação pode viciar. Comida, bebida, remédio, viagem, atividade física, guardar objetos, arrumar a casa, pedir desculpa, arrumar o cabelo, internet, enfim a lista é infinita pois as possibilidades de atividades prazerosas é também infinita.

Como identificar que está viciado?
Um bom indicador pode ser o quanto de prejuízo que o consumo ou repetição pode estar causando.

Como sair do vicio?
É possível que haja alguns caminhos, a psicoterapia pode ser um deles.









Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5

Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo