Será que sou esquisito? Eu não me encaixo!

É comum duvidarmos da receptividade que nos é oferecida. Se alguém não ri de nossas piadas logo pensamos: Será que só eu acho isso engraçado, ou sou tão esquisito que nem sei contar piadas? Se você chega sorridente à casa de alguém mas é recebido sem muito animo, desconfia que não é uma pessoa querida neste lar.
A maioria das vezes estas reações desconexas são explicadas pelo mau humor da outra pessoa, sendo que você não tinha nada a ver com a falta de receptividade.

Alguns casos que explicam comportamentos estranhos podem ser os chamados de Transtorno da Personalidade Esquizóide.  São pessoas que não conseguem se conectar com os outros, se mantém distantes das relações sociais e não tem boa desenvoltura no que diz respeito a sua própria expressão emocional. Ou seja, não desejam, não gostam e não procuram relacionamentos íntimos. Acha estranho quando convidado a fazer parte de um grupo, mesmo que seja para formar sua família.
Sempre que possível escolhe por fazer coisas sozinho, na escola pede ao professor para não participar de grupos de estudo. Isso não quer dizer que se alguém de vez em quando prefere sua própria companhia à de outras pessoas ele deverá ser enquadrado como esquizóide. Só devemos pensar neste quadro quando esta for a única forma desta pessoa se relacionar com o mundo – à distancia.
Tem pouquíssimo interesse em paquerar, namorar e experiências sexuais.
Poucas coisas são interessantes, atividades que deixa a maioria motivada não contagia o esquizóide. Jogar bola, ir à shows, comprar roupas novas, tudo isso é rotineiro e sem graça. Claro que com este entusiasmo todo dificilmente terá amigos íntimos, apenas seus parente mais próximos conseguirão alguma atividade e confidência.
Ser elogiado ou criticado é quase a mesma coisa. Nada o afeta. Emocionalmente frio, não se envolve com filmes, estórias que as pessoas contam ou cenas presenciadas por ele mesmo. É capaz de fazer a famosa “cara de paisagem” tanto a um atropelamento quanto à vitoria da Seleção brasileira em copa do mundo.
São indiferentes à convites para festas e outras atividades. Não percebem que ser convidado representa uma consideração recebida. Mesmo porque não sente satisfação em pertencer a grupos, nem mesmo a sua própria família.
Podem ser mestres em passatempos que não necessitem da participação de outras pessoas.
Preferem atividades mecânicas e facilidade para assumir profissões operacionais.
Reduzido prazer sensorial, tocar ou ser tocado, abraçar, caminhar na praia não fazem sentido.
Conseguem interagir, mas simplesmente não se encaixam.
AS pessoas os consideram excêntricos pois é muito comum usarem roupas estranhas onde nada combina com nada, não se adequarem as convenções sociais, não olham nos olhos e não conseguem participar de um simples Bate papo.
Se dizem insatisfeitos com sua vida social mas não demonstram desejo de ter uma vida diferente.

Fonte: DSM IV





 Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo