Quando o otimismo não favorece

Otimista ou pessimista?

Acredito que possa ser mais interessante ser otimista do que pessimista. O otimista tem como característica ser mais persistente, resiliente, tentar mais vezes por caminhos diferentes, ser mais criativo e como consequência de todo esse comportamento proativo o otimista pode ter mais resultados positivos.

Um grande psicólogo Martin Seligman conhecido pelos seus estudos sobre felicidade e otimismo fez uma pesquisa com um numero muito grande de vendedores de seguro, sua intenção era descobrir quais eram as características dos vencedores, e descobriu que o otimismo imperava disparado nos funcionários campeões de vendas. Com isso esta empresa passou a colocar o critério otimismo como o principal para de contratar novos funcionários.

Pensamento positivo é a solução?

Não! Se você disser para alguém que eu disse isso eu nego até a morte. O pensamento positivo pode ser uma mentira bonita. Você fica animado com ela até perceber que a pessoa que mentiu para você é a pessoa com quem você mais contava. Você mesmo!

Tudo o que é demais faz mal

Minha avó já  dizia: “Tudo o que é demais faz mal”. O otimista em excesso pode tornar uma pessoa mais frágil, pois imagino que uma pessoa que só espera coisas boas seria muito mais afetada quando aparecerem situações ruins, aquelas impossíveis de serem evitadas.

Não temos controle sobre uma grande quantidade de situações ocorridas no dia a dia. O que fazer se seu fornecer atrasar a entrega mais de uma semana? Você pode cancelar esta empresa e contratar outra, pode cobrar multa pelo atraso. Ok, fez alguma coisa, mas não teve controle total, ainda recebeu seu material atrasado. Por mais que você aprenda como evitar problemas futuros ainda terá que enfrentar o problema atual.

Talvez a receita para sofrer menos com os revezes impossíveis de serem evitados seja a aceitação. Sem aceitação poderemos sentir  raiva o tempo todo. Um aspecto da raiva é a expectativa de que tudo dará certo, ao não considerarmos a possibilidade de falhas não nos prepararemos para elas.

Criamos expectativas demais

A melhor maneira de enfrentar os problemas é se preparar para eles. E você só consegue se preparar quando considera que problemas são prováveis. Isso é pessimismo.

Claro que não podemos confundir “possibilidade” com “probabilidade”. O que é possível? Quase tudo. É possível que caia um avião em minha cabeça enquanto escrevo este texto? Sim. Mas isto é provável? Não. Sendo assim continuarei sentadinha aqui mesmo e concluirei o texto.

Controlador

Quanto mais controladora uma pessoa for, mais tendência à frustração poderá ter. Quanto mais achar que os outros têm que fazer as cosias exatamente da forma que gostaria mais poderá se frustrar com os resultados diferentes do esperado.





Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5


Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui



*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia  ou psicoterapia  oferecida por um psicólogo