Existem vários caminhos para o tratamento e controle da ansiedade. Desde medicação (sempre prescrita por um médico), exercícios de relaxamento e psicoterapia.
Um pouco sobre cada uma:
Medicação: atua como supressor de sintomas, ou seja os sintomas podem ser reduzidos mas não há elaboração dos conteúdos de forma a conhecer mais a si mesmo e usar estas informações em outras situações geradoras de ansiedade. Em alguns casos pode ocorrer o surgimento de efeitos colaterais.
Exercícios de relaxamento: É uma das formas de tomar as rédeas de seu próprio funcionamento. Uma das opções inclui o treino da respiração tranquila: Sentado ou deitado e respire longa e profundamente prestando atenção apenas em sua respiração.
Psicoterapia: A psicoterapia tem algumas funções, por exemplo ajudar a entender como a ansiedade começou, será que você passou por alguma situação que a traumatizou e agora não pode correr o risco de que aconteça novamente? Será que você acredita que deve dar a resposta perfeita ao professor? Será que esta é uma característica de personalidade? Será que sua família e pessoas próximas, mesmo que inconscientemente, estejam lhe influenciando a ser uma pessoa ansiosa?
A ansiedade tem muitas facetas, e possue nomes diferentes conforme a situação na qual ela aparece. Quando ocorre temor na frente de pessoas para quem precisamos apresentar resultados chamamos de ansiedade de desempenho. Quando temos dificuldades diante de grupos sociais chamamos de fobia social. Quando sentimos sufocar em ambientes fechados chamamos de claustrofobia. Quando passamos mal no meio da rua sem ter nenhuma causa orgânica chamamos de pânico. Quando precisamos correr para falar pois tem a sensação de te será interrompida você sofre de insegurança e tem medo de não conseguir seu lugar no mundo.
Existem palavras que são usadas com o mesmo sentido, como: Ansiedade, medo, preocupação, fobia, pânico.
O trabalho da psicoterapia
A psicoterapia pode ajudar a encontrar novas formas de ver, sentir e se comportar diante das situações que lhe deixam ansiosa.
A psicoterapia pode ajudar a pensar de uma forma mais clara.
O psicólogo cognitivo comportamental pode sugerir lições de casa, como por exemplo exercícios para identificar os pensamentos disfuncionais e junto com o psicólogo você desenvolve novas formas mais serenas de responder ao mundo.
Marisa de Abreu Alves Psicóloga - CRP 06/29493-5
Informações e valores com psicoterapeuta Aqui
Escolha seu psicólogo Aqui
Agende sua consulta com psicólogo Aqui
*Ajuda emocional: O material deste site é informativo, não substitui a terapia ou psicoterapia oferecida por um psicólogo